Bairros antigos

Chiado por Chiado Lisboa

Em 1988, o Chiado sofreu um dos maiores incêndios da história da cidade. Nas cinzas surgiu a Associação de Valorização do Chiado, que 30 anos depois se reúne nesta comunidade de moradores e comerciantes para divulgar tudo sobre um dos bairros mais nobres de Lisboa.

A Brasileira

Rua Garrett, 122

Símbolo incontornável do Chiado, este espaço começou por ser uma loja de venda de café ao lote, onde se podia beber uma chávena gratuita. Hoje é um sítio de culto, graças à icónica estátua do poeta Fernando Pessoa, que todos os dias serve de cenário a milhões de fotografias.

Paris em Lisboa

Rua Garrett, 77

Em 1888 aconteceram duas coisas relevantes para a história do Chiado: nasceu Fernando Pessoa e abriu a loja portuguesa dedicada ao último grito da moda parisiense. Era neste espaço que a Rainha D. Amélia escolhia os produtos para fornecer a casa real.

Livraria Bertrand

Rua Garrett, 73

É a livraria mais antiga do mundo em funcionamento, estatuto confirmado em 2011 pelo Guinness World Records.

Teatro Nacional de São Carlos

Rua Serpa Pinto, 9

Uma referência de Portugal para quem acompanha a ópera e música clássica. Este belíssimo espaço cultural foi assinalado como monumento nacional em 1996, e é onde podemos assistir às grandes produções do género.

Alfama por Marcha de Alfama

Alfama, um dos bairros mais antigos de Lisboa, guarda várias sensações pelas ruas e becos. Marina e Carina representam o bairro nas Marchas Populares de Lisboa há mais de duas décadas, administram uma página dedicada aos simpatizantes da marcha, e garantem que é em Alfama que esta tradição tem mais vida.

Chafariz de Dentro

Largo do Chafariz de Dentro

O Chafariz de Dentro, assim denominado por se encontrar na zona interior da antiga Muralha Fernandina, é um ótimo convite para sentirmos a frescura da água, relembrando que antigamente, este elemento histórico servia a população.

Lavadouro

Beco do Mexias

As antigas profissões deram fama às ruas do bairro, como é o caso das Lavadeiras, as mulheres que usavam os lavadouros públicos para lavar a roupa. Embora hoje sejam poucas as mulheres que se dedicam a esta arte, ainda encontramos algumas exceções. No apertado Beco do Mexias é sempre possível sentir o aroma inconfundível da roupa lavada nos estendais.

Lucindas

Rua de São Miguel, 41

Alfama é feita de surpresas a cada recanto. Num deles encontramos a Lucindas, uma antiga Mercearia onde se pode saborear alguns dos melhores petiscos do bairro. O seu nome representa uma homenagem das netas à Avó Lucinda.

Igreja de São Miguel

Largo de São Miguel

O Largo de São Miguel, coração do bairro, é onde a vida e a dinâmica destas gentes se faz sentir. Pela manhã, o burburinho das conversas da vizinhança, e à tarde, as badaladas dos sinos da Igreja. E claro, o inconfundível trinar da guitarra que, quando menos se espera, vem anunciar o Fado que por aqui se canta.

Campo de Ourique por Campo de Ourique

Jorge Lima mora em Campo de Ourique, defende que este bairro está entre os mais carismáticos de Lisboa, e que existem poucas coisas melhores que passar uma manhã no café A Tentadora.

A Tentadora

Rua Ferreira Borges, 1

A rua Ferreira Borges, reconhecida pela extensa oferta de cafés, começa num emblemático edifício desenhado em 1912 por Ernesto Korrodi, onde está a Pastelaria Tentadora, um marco de Campo de Ourique.

Padaria do Povo

Rua Luís Derouet, 20A

Um espaço exclusivo para o fabrico de pão desde 1904, quando o grande objetivo na altura, por sugestão do Rei D. Carlos I, era vender pão mais barato à população local. Hoje é mais que um café ou restaurante, é um espaço centenário que junta amigos e familiares do bairro.

Barbearia Diamante

Rua Saraiva de Carvalho, 128

Em 1915 já se cortava cabelo na Barbearia Diamante, e hoje pode-se ver no espaço, renovado pelos novos barbeiros, alguns dos objetos que passaram pela história desta loja centenária.

Livraria Ler

Rua Almeida e Sousa, 24C

Perto da antiga casa de Fernando Pessoa, hoje um museu e biblioteca, está a Livraria Ler. A livraria conta com um vasto conjunto de obras de autores nacionais e internacionais.