Gastronomia típica

Onde comer “à lisboeta” por Restaurantes de Lisboa

João Pico é apaixonado pela culinária portuguesa e membro fundador da página Restaurantes de Lisboa, criada para que todos lisboetas gulosos possam conhecer e partilhar os melhores spots da cidade.

Cervejaria Ramiro

Avenida Almirante Reis, 1H

Na última passagem por Lisboa, Anthony Bourdain não esqueceu de visitar o restaurante de marisco mais famoso da cidade, e ainda, finalizar com a tradicional sobremesa: um prego no pão. Esta é a receita clássica de uma refeição de marisco na cidade.

Solar dos Nunes

Rua dos Lusíadas, 68

O Guia Michelin descreve o espaço como “Intimista e acolhedor”, para refletir o ambiente bucólico alentejano que a família Nunes cresceu e decidiu trazer para Lisboa nos últimos 30 anos. Da calçada aos azulejos, este é o verdadeiro restaurante típico da cidade, com um toque do campo.

Tasca do Gordo

Rua Cordoeiros a Pedrouços, 33

Tascas em Lisboa há muitas, mas poucas têm o cuidado de cumprir a tradição de pratos como a dobrada e, ao mesmo tempo, oferecer um espaço totalmente despretensioso, popular, povoado por trabalhadores e decorado com adereços alusivos ao Sport Lisboa e Benfica.

Via Graça

Rua Damasceno Monteiro, 9

A opção romântica, com plena vista sobre o Rio Tejo, está no Via Graça, com versões requintadas de culinária portuguesa, como os imprescindíveis bacalhau e cabrito.

Onde beber Vinho por Vinhos de Portugal

Carlos Janeiro é um dos administradores deste grupo dedicado aos vinhos portugueses, criado com o objetivo de proporcionar a todos os amantes de vinho a partilha de experiências sensoriais, e toda a informação que esteja relacionada com o néctar dos deuses.

Winebar do Castelo

Rua Bartolomeu de Gusmão, 11

Num local que respira o nome Lisboa, à beira da muralha do Castelo de São Jorge, podemos encontrar uma seleção incrível de vinho a copo, desde vinhos portugueses e estrangeiros tranquilos, até aos mais antigos Porto e Madeira.

Faz Figura

Rua do Paraíso, 15B

O Faz Figura é mais reconhecido pelo restaurante, mas conta com uma larga seleção de vinho a copo, atendimento personalizado, conhecedor, e uma vista magnífica sobre o Tejo.

Enoteca Chafariz do Vinho

Rua da Mãe d'Água à Praça da Alegria

Imperdível para qualquer amante de vinho, localizado no edifício que faz parte do Aqueduto das Águas Livres, esta Enoteca conta com uma vasta e criteriosa seleção de vinhos portugueses e internacionais, fortificados e até whiskies.

By The Wine

Rua das Flores, 41

No By The Wine é onde se pode apreciar os vinhos do histórico produtor José Maria da Fonseca, em garrafa ou a copo, podendo ser acompanhados por alguns petiscos.

BA Wine Bar do Bairro Alto

Rua da Rosa, 107

Impressionante pela quantidade de referências e pela qualidade das mesmas, sendo que algumas são completas raridades, com um atendimento conhecedor e prestável.