Porto, um guia feito pela comunidade do Facebook

O Facebook é um reflexo das nossas vidas pessoais, inspirações, hábitos e cultura. Porém, é quando estamos em comunidade, reunidos através de páginas e grupos do Facebook, que podemos compreender melhor como esperamos viver em sociedade.

Hoje o Porto é uma cidade num momento de particular ebulição, um ponto turístico aclamado pelo mundo fora e ao mesmo tempo, um espaço com uma complexa história social e urbana. Esta dicotomia presente no dia-a-dia é refletida neste guia, que apresenta as comunidades fervorosamente dedicadas à história esquecida e as que procuram os novos espaços que estão a alterar a paisagem da cidade. Este projeto pretende mostrar o Porto através desta experiência, dividido entre “Porto Tradicional” e “Porto Trendy”, uma perspetiva atual da cidade com contexto histórico.

Este guia apresenta o Porto visto pelos olhos das próprias comunidades do Facebook, que selecionaram como e onde percorrer a cidade, através de páginas e grupos dedicados a cada assunto específico. Estas são as histórias das pessoas que vemos diariamente a percorrer a cidade, que aproveitam os tempos livres para investigar sobre os temas que lhe são mais próximos, desde a gastronomia à filosofia. Divididas entre o passado e futuro, estas comunidades procuram impactar a cidade de forma positiva, sempre movidas pela paixão a um local chamado Porto.