Comércio

Cafés antigos por “Viver no Porto

A cidade do Porto e o marketing digital são os principais interesses de Fábio Sousa, pelo que nada mais natural juntar os dois e criar algumas comunidades. Nascido na Invicta, acredita que não existe rivalidade entre o Porto e Lisboa, até porque o Porto é muito melhor.

Majestic – Rua Santa Catarina 112

Um dos cafés mais reconhecidos de Portugal, pela sua fachada em mármore e decoração Art Nouveau, é uma viagem aos tempos da Bélle Époque. Nos loucos anos 20 passaram lá figuras históricas como o piloto Gago Coutinho e a atriz Beatriz Costa.

Guarany – Avenida dos Aliados 85

Em 1933, o Guarany era apenas um café entre tantos que abriram na Avenida dos Aliados, com a particularidade de homenagear os índios da América Meridional. Hoje é o principal testemunho de quando esta avenida se tornou no centro da cidade.

A Brasileira – Rua de Sá da Bandeira 91

O Porto é também uma cidade de emigrantes. Em 1903, Adriano Teles chegou do Brasil e abriu A Brasileira para vender os grãos moídos que trazia de Minas Gerais e para dar uma novidade à cidade: café servido em chávena.

Café Ancora de’Ouro (“O Piolho”) – Praça de Parada Leitão 45

Provavelmente não são muitas pessoas que conhecem o Ancora de’Ouro. Mas todos conhecem o Piolho, que é exatamente a mesma coisa. Neste café histórico reúnem-se até hoje estudantes, e dizem que foi o primeiro café com iluminação elétrica na cidade.

Feiras de rua por “Feiras do Grande Porto

A primeira feira de rua de Tiago Santos foi amor à primeira vista. Descobriu que tinha de comprar miniaturas de automóveis e, quando a coleção extrapolou o espaço em casa, decidiu montar a sua própria banca. Criou esta comunidade para ajudar todos os feirantes do Porto.

Mercado Porto Belo – Praça Carlos Alberto

O Mercado Porto Belo é das feiras mais disputadas da cidade, todos os sábados, a partir das 10h, reconhecido pela venda de vinil, livros, brinquedos de madeira, cosmética natural, bijuteria e produtos regionais como mel e ervas aromáticas. É uma oportunidade para visitar o Teatro Carlos Alberto.

MarketPlace – Praça do Marquês

A diferença do MarketPlace-Casual Style com as restantes feiras de rua é o ambiente festivo, contando habitualmente com concertos no coreto. Vende artesanato e artigos usados, desde roupa a mobiliário.

Brinquedo Antigo – Hotel Tuela Porto

Esta feira é a grande tentação para os apaixonados da brincadeira. As bancas de jogos e brinquedos antigos remetem às gerações passadas, com um espaço reservado para os colecionadores que procuram as novidades.

Armazém – Rua de Miragaia 93

A Feira de Velharias Vintage decorre a cada terceiro fim de semana, ocupando o antigo armazém da Real Companhia Velha. Este ambiente caracteristico da zona da Alfândega é para os amantes de tudo o que é vintage.

Feira da Vandoma – Avenida 25 de Abril

Não é possível deixar de mencionar a Vandoma, a feira tradicional de artigos usados com mais de 30 anos de existência. Originalmente era na Calçada de Vandoma, os estudantes reuniam-se espontaneamente e vendiam livros e roupa usada. Está na Avenida 25 de Abril desde 2016.