Memórias da cidade por “Porto Desaparecido”
O entusiasmo pela história, pelos vestígios do tempo, levaram Manuel de Sousa a criar esta comunidade em 2012 e, apenas um ano depois, a receber Medalha Municipal de Mérito pela Câmara do Porto. A comunidade nasceu da convicção de que a melhor forma de entender a cidade em que vivemos é através do conhecimento da história.
Calçada portuguesa nos Aliados
Avenida dos AliadosNo início deste século, a Avenida dos Aliados ainda tinha a placa central e os passeios repletos de calçada portuguesa. Em 2005, no âmbito de um projeto de arranjo urbanístico sob a direção de Álvaro Siza Vieira e Souto de Moura, o pavimento foi substituído por granito. Porém, parte dessa calçada foi trasladada para a vizinha Rua de Sampaio Bruno, onde ainda subsiste.
Ponte Pênsil
Cais da RibeiraComeçaram a construir a Ponte Pênsil em 1841, para substituir a trágica Ponte das Barcas. Manteve-se em funcionamento durante 45 anos, até ser substituída pela Ponte Luís I. Atualmente, na margem direita do Douro, restam apenas os pilares e as ruínas da casa do guarda, classificados como Imóveis de Interesse Público.
Palácio de Cristal
Rua de Dom Manuel IIInaugurado em 1865, o Palácio de Cristal do Porto albergou a primeira Expo portuguesa, bem como centenas de feiras, exposições e concertos. No entanto, acabou por ser demolido em 1951 para dar lugar ao Pavilhão dos Desportos. Hoje ainda podemos visitar os magníficos jardins.

Nossa Senhora de Vandoma
Calçada de VandomaDurante séculos, a Porta de Vandoma era a principal entrada para a muralha primitiva da cidade, encimada pela estátua de Nossa Senhora de Vandoma. Segundo a lenda, a estátua terá sido trazida por um prelado francês de Vendôme. A porta foi demolida em 1855 e a estátua está desde então na Sé, assumindo-se como padroeira e símbolo heráldico da cidade.

Lugares escondidos por “Porto à la Carte”
Em Portugal desde 1983, Jean-Pierre é um parisiense apaixonado por fotografar a cidade para onde veio morar por motivos profissionais. Começou as longas caminhadas para combater o colesterol e descobriu o prazer em partilhar as histórias do Porto.
O antigo ramal ferroviário da Alfândega
Avenida Gustavo EiffelConstruído em 1880, o antigo ramal ferroviário foi durante décadas uma ligação fundamental entre a Estação de Campanhã e a Alfândega do Porto. Na margem direita do Douro, ao subir as escadas, é possível percorrer 4 km deste ramal, sendo uma oportunidade atravessar os dois túneis com vista surpreendente.
Bandeirinha da saúde
Rua da Bandeirinha 27Na Rua da Bandeirinha, como o nome indica, era içada uma bandeira nos séculos XV e XVII. A bandeira era içada em cima do torreão de granito rematado com ferro forjado, ainda hoje visível, que marca o limite da atracagem de navios durante períodos de peste.
Jardim das Virtudes
Calçada das VirtudesA Calçada das Virtudes, atrás do Palácio da Justiça, abre caminho para um jardim encantador, desenhado em socalcos, antigo local de operação para a Companhia Hortícola Portuense. Há quem defenda que é o pôr-do-sol mais bonito da cidade.

Capela Santa Catarina e Senhora dos Anjos
Largo Santa Catarina 3Na capela de traço barroco está um miradouro com vista deslumbrante da cidade, perfeito para captar a imersão da água doce com a água salgada, a afluência do Douro no Atlântico. Obrigatório levar máquina fotográfica.