Tribos urbanas

Estudantes por “Tuna de Engenharia da Universidade do Porto

A revelar músicos estudantes de engenharia desde 1988, é uma das Tunas mais antigas do Porto, sendo um dos agrupamentos responsáveis pelo fervoroso movimento musical estudantil da cidade. Marcam sempre presença no PortusCalle, o evento anual de Tunas.

Teatro Sá da Bandeira – Rua de Sá da Bandeira 108

Apesar do teatro mais antigo da cidade receber todo tipo de espetáculos, é sempre recordado pelos estudantes como o palco de saraus académicos e, sobretudo, do Festival Internacional de Tunas Académicas.

Jardim da Cordoaria – Campo dos Mártires da Pátria

O Jardim de João Chagas, popularmente conhecido como Jardim da Cordoaria, é o ponto de passagem obrigatório para as noites de boémia estudantil, quer seja para beber um fino no Piolho ou na Adega Leonor. É ainda o ponto de partida do cortejo da Queima das Fitas.

Espaço 77 – Travessa de Cedofeita

Um dos bares mais reconhecidos entre os estudantes é o “Sete Sete”, que há seis anos consecutivos detém o recorde de mais cervejas minis vendidas. Por insistência dos estudantes, no menu está sempre incluído um bagaço e uma mini.

Bufete Rapide – Rua dos Mártires da Liberdade 304

Assim como o restaurante Lusíada na Rua do Dr. Alfredo Magalhães, o Bufete Rapide faz parte do grupo de espaços que pacientemente recebe os estudantes com preços acessíveis e farta bebida.

Rua Heróis de França

As marisqueiras de Matosinhos, próximas da doca do Porto de Leixões, contam invariavelmente com a presença de estudantes vestidos de negro, a entreterem a clientela dos restaurantes com serenatas. As contribuições recebidas são para investir na longevidade da Tuna.

Música alternativa por “Som da Frente

Som da frente, vanguarda, indie ou, ainda, música alternativa. É este o som que ocupa a cabeça de Pedro Lagoá, que está na origem desta comunidade e nas festas que organiza dedicadas ao rock marginal.

Indústria Club – Avenida do Brasil 843

Uma das discotecas mais antigas do Porto, especializada em techno e house, um ritual de passagem com mais de 30 anos de dança. É através do seu célebre sistema de som Funktion-One, que o Som da Frente organiza algumas das suas festas.

Hard Club – Mercado Ferreira Borges

O Hard Club é indissociável da história musical da cidade. Existe desde 1997, primeiro na margem de Gaia, e a partir de 2010 no Mercado Ferreira Borges mas com a mesma gerência de sempre, entre eles o mítico Kalú, baterista dos Xutos e Pontapés.

Batô – Largo do Castelo,13

Fundado em 1972, este espaço continua a ser um porto seguro para a música verdadeiramente alternativa, sendo ainda hoje reconhecido como um espaço de divulgação de nova música.

Tendinha dos Clérigos – Rua Conde de Vizela 80

É o espaço underground por excelência, onde o rock alternativo e uma programação eclética tornaram esta casa no último ponto de paragem para os notívagos.

Porto Inovador por “Ideias à Moda do Porto

Um grupo diverso de cidadãos, desde arquitetos a advogados, refletiram sobre o futuro da cidade e decidiram começar um movimento de desenvolvimento através do debate de ideias criativas. Antes de mais, esta comunidade é uma reunião de pessoas independentes que dedicam o tempo livre a impactar a cidade de forma positiva.

UPTEC PINC – Praça do Coronel Pacheco 2

Uma incubadora de indústrias criativas dedicada ao desenvolvimento e exploração de áreas como o design, arquitetura e artes visuais. O UPTEC contribuiu para tornar a Praça Coronel Pacheco no centro criativo da cidade.

The Fownders House – Rua da Constituição 346

São 22 escritórios distribuídos por 1300 m2, ocupados sobretudo por empresas B2B em regime de coworking. Antigamente o edifício era uma esquadra, e ainda permanecem algumas celas para visita.

OPO’Lab – Rua D. João IV 643

Foi o primeiro FabLab em Portugal dedicado a pensar e explorar o uso criativo de novas tecnologias em áreas como a arquitetura e engenharia, e tem contribuído para o desenvolvimento de uma série de projetos que desafiam os limites.

Porto Design Factory – Rua Dr. António Bernardino de Almeida 537

É uma plataforma educativa de cocriação para a educação interdisciplinar, inovação e aceleração de novas ideias. É também o catalisador de uma cultura de educação experimental baseada no passion-based learning.

CRU Cowork – Rua do Rosário 211

No quarteirão artístico da cidade está este hub criativo que atrai empresas e artistas para um espaço comum de coworking. Desde empreendedores a designers, está estabelecida uma rede que alimenta o ecossistema criativo do Porto.