Tribos urbanas

Estudantes por “Tuna de Engenharia da Universidade do Porto

A revelar músicos estudantes de engenharia desde 1988, é uma das Tunas mais antigas do Porto, sendo um dos agrupamentos responsáveis pelo fervoroso movimento musical estudantil da cidade. Marcam sempre presença no PortusCalle, o evento anual de Tunas.

Teatro Sá Da Bandeira

Rua de Sá da Bandeira 108

Apesar do teatro mais antigo da cidade receber todo tipo de espetáculos, é sempre recordado pelos estudantes como o palco de saraus académicos e, sobretudo, do Festival Internacional de Tunas Académicas.

Jardim da Cordoaria

Campo dos Mártires da Pátria

O Jardim de João Chagas, popularmente conhecido como Jardim da Cordoaria, é o ponto de passagem obrigatório para as noites de boémia estudantil, quer seja para beber um fino no Piolho ou na Adega Leonor. É ainda o ponto de partida do cortejo da Queima das Fitas.

Espaço 77

Travessa de Cedofeita

Um dos bares mais reconhecidos entre os estudantes é o “Sete Sete”, que há seis anos consecutivos detém o recorde de mais cervejas minis vendidas. Por insistência dos estudantes, no menu está sempre incluído um bagaço e uma mini.

Bufete Rapide

Rua Dos Mártires Da Liberdade 304

Assim como o restaurante Lusíada na Rua do Dr. Alfredo Magalhães, o Bufete Rapide faz parte do grupo de espaços que pacientemente recebe os estudantes com preços acessíveis e farta bebida.

Rua Heróis De França

As marisqueiras de Matosinhos, próximas da doca do Porto de Leixões, contam invariavelmente com a presença de estudantes vestidos de negro, a entreterem a clientela dos restaurantes com serenatas. As contribuições recebidas são para investir na longevidade da Tuna.

Música alternativa por “Som da Frente

Som da frente, vanguarda, indie ou, ainda, música alternativa. É este o som que ocupa a cabeça de Pedro Lagoá, que está na origem desta comunidade e nas festas que organiza dedicadas ao rock marginal.

Indústria Club

Avenida Do Brasil 843

Uma das discotecas mais antigas do Porto, especializada em techno e house, um ritual de passagem com mais de 30 anos de dança. É através do seu célebre sistema de som Funktion-One, que o Som da Frente organiza algumas das suas festas.

Hard Club

Mercado Ferreira Borges

O Hard Club é indissociável da história musical da cidade. Existe desde 1997, primeiro na margem de Gaia, e a partir de 2010 no Mercado Ferreira Borges mas com a mesma gerência de sempre, entre eles o mítico Kalú, baterista dos Xutos e Pontapés.

Batô

Largo Do Castelo, 13

Fundado em 1972, este espaço continua a ser um porto seguro para a música verdadeiramente alternativa, sendo ainda hoje reconhecido como um espaço de divulgação de nova música.

Tendinha Dos Clérigos

Rua Conde De Vizela 80

É o espaço underground por excelência, onde o rock alternativo e uma programação eclética tornaram esta casa no último ponto de paragem para os notívagos.

Porto Inovador por “Ideias à Moda do Porto

Um grupo diverso de cidadãos, desde arquitetos a advogados, refletiram sobre o futuro da cidade e decidiram começar um movimento de desenvolvimento através do debate de ideias criativas. Antes de mais, esta comunidade é uma reunião de pessoas independentes que dedicam o tempo livre a impactar a cidade de forma positiva.

UPTEC PINC

Praça Do Coronel Pacheco 2

Uma incubadora de indústrias criativas dedicada ao desenvolvimento e exploração de áreas como o design, arquitetura e artes visuais. O UPTEC contribuiu para tornar a Praça Coronel Pacheco no centro criativo da cidade.

The Fownders House

Rua Da Constituição 346

São 22 escritórios distribuídos por 1300 m2, ocupados sobretudo por empresas B2B em regime de coworking. Antigamente o edifício era uma esquadra, e ainda permanecem algumas celas para visita.

OPO’Lab

Rua D. João IV 643

Foi o primeiro FabLab em Portugal dedicado a pensar e explorar o uso criativo de novas tecnologias em áreas como a arquitetura e engenharia, e tem contribuído para o desenvolvimento de uma série de projetos que desafiam os limites.

Porto Design Factory

Rua Dr. António Bernardino De Almeida 537

É uma plataforma educativa de cocriação para a educação interdisciplinar, inovação e aceleração de novas ideias. É também o catalisador de uma cultura de educação experimental baseada no passion-based learning.

CRU Cowork

Rua Do Rosário 211

No quarteirão artístico da cidade está este hub criativo que atrai empresas e artistas para um espaço comum de coworking. Desde empreendedores a designers, está estabelecida uma rede que alimenta o ecossistema criativo do Porto.